Reflexões acerca da realização de auditorias focadas na ordenação das despesas

  • Maria Elizabeth Heráclio do Rêgo Freire
  • Fernando Raposo Gameiro Torres
Palavras-chave: Prestação de contas, Ordenador de despesa, Gestor, Controle social

Resumo

O artigo a seguir aborda a questão da prestação de contas relativa à arrecadação, ao uso e à aplicação de recursos no âmbito da administração pública sob a ótica da qualidade da gestão, confrontando o pensamento tradicional e ainda dominante de apreciação de contas públicas voltada à verificação de conformidade da despesa.

Biografia do Autor

Maria Elizabeth Heráclio do Rêgo Freire
Graduada em engenharia civil pela UFPE, instrutora da disciplina de planejamento e orçamentoda Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães, desempenhando suas atividades na área de análise da prestação de contas do Governo Estadual. E-mail: mefreire@tce.pe.gov.br
Fernando Raposo Gameiro Torres
Graduado em economia pela UFPE e em direito pela Universidade Católica de Pernambuco, instrutor da Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães, desempenhando suasa tividades na área de análise da prestação de contas do Governo Estadual. E-mail: raposo@tce.pe.gov.br.

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 5 out. 2010.

______. Decreto-Lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967. Dispõe sobre a organização da administração federal, estabelece diretrizes para a reforma administrativa e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil/decreto-lei/Del0200.htm. Acesso em: 5 out. 2010.

______. Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964. Estatui normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos municípios e do Distrito Federal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L4320.htm. Acesso em: 5 out. 2010.

FIGUEIREDO, Carlos Maurício et al. Comentários à Lei de Responsabilidade Fiscal. Recife: Nossa Livraria, 2001.

PASCOAL, Valdecir. Direito financeiro e controle externo. Rio de Janeiro: Impetus, 2002.

PERNAMBUCO. TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO. Relatórios de análise das prestações de contas do governo do Estado de Pernambuco: exercícios 2005 a 2009. Disponível em: http://www4.tce.pe.gov.br/internet/index.php?option=com_docman&Itemid=251. Acesso em: 16 nov. 2010.

PERNAMBUCO. Decreto nº 31.276, de 4 de janeiro de 2008. Dispõe sobre a implantação do sistema corporativo e-Fisco na área orçamentária e financeira, no âmbito dos órgãos e entidades dos poderes do Estado, e dá outras providências. Disponível em: http://legis.alepe.pe.gov.br/legis_inferior_norma.aspx?cod=DE31276. Acesso em: 6 out. 2010.

SANCHES, Osvaldo Maldonado. Dicionário de orçamento, planejamento e áreas afins. Brasília: Prisma, 1997.

Seção
Artigos técnicos