Foco e Escopo

A Revista do TCE-PE, com periodicidade anual, destina-se a veicular a produção técnica relacionada com o controle externo da administração pública, promovendo a reflexão crítica sobre sua atuação.

Os artigos especiais constituem colaboração de especialistas convidados, com notório saber em áreas específicas.

Os artigos técnicos publicados são oriundos de submissões abertas a todos os interessados, selecionados pelo Conselho Editorial da revista, a partir de pareceres de especialistas, elaborados de acordo com os critérios fixados no edital de chamada.

Complementarmente, é apresentada uma seção específica, relativa a julgados do TCE-PE relacionados a consultas sobre temas relevantes, destinada a oferecer material de reflexão sobre a jurisprudência formada no âmbito da instituição.

 

 

Processo de Avaliação pelos Pares

A submissão de artigos técnicos para publicação na Revista do TCE-PE deve atender aos critérios fixados no instrumento convocatório anual.

Os artigos técnicos recebidos são submetidos, sem identificação, à apreciação de especialistas, que elaboram pareceres favoráveis ou não à publicação. Posteriormente o parecer é submetido ao Conselho Editorial, instância responsável pela aprovação final da publicação.

No caso de parecer de aprovação com recomendações, a publicação do artigo ficará condicionada à aprovação da nova versão submetida, com a implementação das adequações sugeridas.

A definição dos temas e dos autores dos artigos especiais bem como a seleção dos julgados a serem publicados são de competência do Conselho Editorial.

 

 

Periodicidade

A Revista do TCE-PE é editada anualmente, em versão impressa e em versão eletrônica.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do saber.

CONSELHO DO TCE-PE

Marcos Loreto

Presidente

 

Dirceu Rodolfo

Vice-presidente

 

Carlos Porto

Corregedor Geral

 

Teresa Duere

Ouvidor

 

Ranilson Ramos

Diretor da Escola de Contas Professor Barreto Guimarães

 

Valdecir Pascoal

Presidente da 1ª Câmara

 

Carlos Neves

Presidente da 2ª Câmara

 

Histórico do periódico

A Revista do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco foi instituída pela Resolução TC nº 4/1972, a partir da proposição do Conselheiro Jarbas Maranhão. A primeira edição da revista foi lançada em 1989, tenho havido uma interrupção da sua circulação no período de 2007 a 2010. Relançado em 2011 (vol. 18, n. 18), o periódico teve a proposta editorial e o projeto gráfico totalmente revisados, passando a ser apresentado com nova estrutura, composta por: 1. artigos especiais; 2. artigos técnicos e 3. julgados.