Responsabilidade civil do empreiteiro de obras públicas
Palavras-chave:
Responsabilidade civil, Obras públicas
Resumo
A responsabilidade a que os empreiteiros de obras públicas ficam sujeitos por problemas em suas obras é, infelizmente, quase sempre ignorada pelos gestores de recursos públicos. Muitas vezes, obras recentemente inauguradas e projetadas para funcionar por décadas se deterioram em poucos anos e até em meses, sem que haja qualquer chamamento à responsabilidade do construtor pelas obras que erigiu. Outras vezes, as obras, apesar de prontas e pagas, nunca vêm a funcionar a contento tornando-se dispendiosos monumentos à má gestão dos recursos públicos. O presente artigo alerta para a necessidade da responsabilização dos construtores pelas suas obras, salientando os critérios para a aplicação dos diplomas legais pertinentes.
Edição
Seção
Colaborações
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).