Viabilidade da defesa ambiental por meio da auditoria operacional
Resumo
O presente artigo aborda a missão constitucional de defesa do meio ambiente atribuída aos poderes públicos, considerando as três esferas administrativas e os tribunais de contas. Ressalta o meio ambiente como direito fundamental e estabelece a responsabilidade do executivo para efetivação desse direito. Dá ênfase às atribuições e a responsabilidade dos tribunais de contas, atribuindo-lhes a missão de, no desempenho de suas funções, agir na defesa do meio ambiente. Destaca que um dos instrumentos para realização dessa atividade é a utilização das auditorias operacionais. Ao final, conclui que os Tribunais de Contas (TCs) podem influir positivamente, tanto na formulação como na execução de políticas públicas voltadas para preservação ambiental.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).