Reflexões acerca da realização de auditorias focadas na ordenação das despesas
Resumo
O artigo a seguir aborda a questão da prestação de contas relativa à arrecadação, ao uso e à aplicação de recursos no âmbito da administração pública sob a ótica da qualidade da gestão, confrontando o pensamento tradicional e ainda dominante de apreciação de contas públicas voltada à verificação de conformidade da despesa.Referências
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 5 out. 2010.
______. Decreto-Lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967. Dispõe sobre a organização da administração federal, estabelece diretrizes para a reforma administrativa e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil/decreto-lei/Del0200.htm. Acesso em: 5 out. 2010.
______. Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964. Estatui normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos municípios e do Distrito Federal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L4320.htm. Acesso em: 5 out. 2010.
FIGUEIREDO, Carlos Maurício et al. Comentários à Lei de Responsabilidade Fiscal. Recife: Nossa Livraria, 2001.
PASCOAL, Valdecir. Direito financeiro e controle externo. Rio de Janeiro: Impetus, 2002.
PERNAMBUCO. TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO. Relatórios de análise das prestações de contas do governo do Estado de Pernambuco: exercícios 2005 a 2009. Disponível em: http://www4.tce.pe.gov.br/internet/index.php?option=com_docman&Itemid=251. Acesso em: 16 nov. 2010.
PERNAMBUCO. Decreto nº 31.276, de 4 de janeiro de 2008. Dispõe sobre a implantação do sistema corporativo e-Fisco na área orçamentária e financeira, no âmbito dos órgãos e entidades dos poderes do Estado, e dá outras providências. Disponível em: http://legis.alepe.pe.gov.br/legis_inferior_norma.aspx?cod=DE31276. Acesso em: 6 out. 2010.
SANCHES, Osvaldo Maldonado. Dicionário de orçamento, planejamento e áreas afins. Brasília: Prisma, 1997.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).