Tribunal de Contas e sociedade: à luz da abordagem "Habermasiana"
Palavras-chave:
Tribunal de Contas, Ação comunicativa, Parcerias, Ouvidoria, Controle social
Resumo
O presente estudo enfoca a relação entre o Tribunal de Contas de Pernambuco e a sociedade civil organizada, em busca de um controle mais efetivo da improbidade administrativa e do exercício do controle social da Administração Pública. O trabalho apresenta a Teoria da Ação Comunicativa, ponto culminante do pensamento de Jürgen Habermas, fazendo um paralelo com o projeto “Parcerias Permanentes”, desenvolvido pelo Tribunal de Contas de Pernambuco por meio de sua Ouvidoria. A análise ressalta a participação do cidadão enquanto sujeito ativo no exercício de um “poder comunicativo” que o torna capaz de interagir com o mundo ao seu redor.
Edição
Seção
Artigos técnicos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).