Características e papel do trabalho em rede na consolidação de um modelo de educação corporativa para os Tribunais de Contas
Palavras-chave:
Educação corporativa, Tribunais de Contas, Grupo de Educação Corporativa do Promoex
Resumo
Este artigo visa apresentar e analisar o modelo e os conceitos de educação corporativa, bem como sua introdução no ambiente das organizações públicas, com ênfase no caso dos Tribunais de Contas, cujas características e indicadores nesse campo foram levantados a partir de pesquisa realizada em 2011. A referida pesquisa, respondida por 32 dos 34 Tribunais de Contas do Brasil - aproximadamente 94% desse universo -, foi promovida pelo Grupo de Educação Corporativa do Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros (GEC/Promoex), cuja gênese e campo de atuação são também apresentados no artigo. A análise é concluída pela constatação do efetivo potencial que o processo de educação corporativa pode aportar ao aprimoramento dos Tribunais de Contas. A partir da experiência do GEC/Promoex, fica evidente, ainda, o papel fundamental que uma instância coletiva, no formato de rede, pode cumprir.
Edição
Seção
Artigos especiais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).