Pacto de austeridade fiscal: um diagnóstico dos municípios do Estado de Pernambuco entre os anos de 2006 e 2010
Palavras-chave:
Austeridade fiscal, Dívida consolidada, Resultado nominal
Resumo
O presente estudo tem como foco analisar o comportamento da Dívida Consolidada Líquida (DCL) dos municípios do Estado de Pernambuco, nos anos de 2006 até 2010, observando-se as teorias sobre o assunto e as necessidades e determinações legais quanto às ações de austeridade fiscal. Para atingir esse foco, foram realizadas pesquisas exploratório-descritivas, por meio de método dedutivo ,bem como pesquisas bibliográficas e documentais, todas direcionadas para uma análise qualitativa do estudo. O artigo conclui, ao agrupar os municípios do Estado, que, entre os anos de 2006 e 2010, houve um aumento expressivo do endividamento na ordem de 65,72%. A DCL cresceu de 756 milhões de reais, em 2006, para 1 bilhão e 200 milhões, em 2010. Separando-se os dez municípios mais populosos do Estado, observou-se que somente a cidade de Olinda apresenta queda gradual de sua DCL, enquanto que o município de Caruaru revela a pior situação. Por fim, o estudo mostra que dos 184 municípios somente 1,62% geraram resultado nominal em todos os anos analisados, enquanto 98,38% não conseguiram cumprir a meta estabelecida na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) em um ou mais exercícios financeiros.
Edição
Seção
Artigos técnicos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).