Os Tribunais de Contas e a Responsabilidade Fiscal : Rompendo os Paradigmas da Auditoria Governamental
Palavras-chave:
Responsabilidade Fiscal, Tribunal de Contas, Auditoria
Resumo
A administração Pública Brasileira passa por profundas mudanças, sobretudo advindas da Reforma Administrativa (Emenda Constitucional Nº 19) que buscou romper o paradigma burocrático e caminhar em direção ao paradigma gerencial. Como corolário do processo de adaptação a esse ambiente de reformas, está em gestação no Congresso Nacional a Lei de Responsabilidade Fiscal (PLC nº 18/99) que tem por objetivo estabelecer a gestão fiscal responsável.
Diante dos fatos, torna-se imperiosa a disposição dos Tribunais de Contas para participar ativamente do contexto, como Órgão de controle que é. Para tanto, mecanismos de auditoria gerencial passam a ser de grande importância.
Edição
Seção
Colaborações
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).